Página Correio Esportes

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

1ª Corrida Rústica de Monte Carlo/SC

O município de Monte Carlo-SC, esta completando amanhã (26/09), 24 anos de emancipação politico administrativa. Para celebrar essa importante data, será realizada a 1ª Corrida Rústica de Monte Carlo/SC, com largada em frente ao Centro Comunitário, às 9h00min.

As Corridas de Rua são largamente difundidas no mundo, a ideia de realizar a 1ª Corrida Rústica de Monte Carlo/SC, parte do princípio da promoção de saúde e estímulo à prática de atividades e exercícios físicos, bem como o combate ao sedentarismo e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

As inscrições são gratuitas! Outras informações pelo link:


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Educador participa da 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores

Li no Blog Opinião do jornalista Cesar Malinoski e achei interessante a forma que o mesmo abordou minha ida a câmara de vereadores na ultima segunda-feira, por isso resolvi publicar na integra a matéria produzida pelo blog. Obrigado Malinoski pela forma respeitosa como noticiou o tema, parabéns pela qualidade! Leia abaixo o que disse o jornalista:

O educador popular Jilson Carlos Souza foi convidado para participar da 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 21/09, ele é morador do bairro Jardim América e faz o uso da tribuna Livre pelo prazo de dez minutos para dissertar sobre a devastação promovida pela Secretaria de Infraestrutura Urbana no Capão das Araucárias no bairro Jardim América nos dias 10,11 e 12 de agosto.


O educador entregou dois levantamentos fotográficos com mais 80 fotos, nas quais pode ser observado o dano a duas araucárias, várias arvores arrancadas pelas raízes e a destruição de várias outras arvores que foram roçadas ou passado com a retroescavadeira por cima, essas arvores estavam com 30 a 50cm,  e faziam  parte das 122 mudas de arvores nativas plantadas no dia 1º de Maio do corrente ano como forma de celebrar o dia do Trabalhador/a, realizada por mais de 70 (setenta) fraiburguenses sob a orientação técnica do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo.

Souza solicitou a mesa diretora da câmara de vereadores, requeira junto ao chefe do poder executivo se a prefeitura tinha autorização e plano de corte emitido pelos órgãos ambientais responsáveis.


Também foi solicitado pelo educador que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores promova as seguintes indicações ao poder executivo, para que o mesmo realize as seguintes melhorias no Capão das Araucárias: Instalação de iluminação por toda a extensão do Capão das Araucárias; Construção de muro de contensão para evitar a erosão em toda a extensão da praça; Construção de calçada por toda a extensão, tornado o espaço local apropriado para pratica de corridas e caminhadas a ser utilizado por moradores dos bairros: Jardim América, São José entre outros bairros; Colocação de caçambas móveis para ser depositados entulhos, ao menos uma em cada lado do Capão das Araucárias; Reforma, pintura e demais melhorias no parquinho existente no local e Estudo para tonar a Praça das Araucárias em um Parque Permanente de Preservação Ambiental.

“Estou satisfeito com a minha ida a câmara de vereadores, pude esclarecer a alguns dos legisladores municipais, que existe muita diferença entre limpeza e destruição da natureza, além disso, o uso da tribuna gerou um importante debate e ficou claro nas intervenções dos vareadores da base de sustentação do atual governo municipal a falta de compromisso com a natureza”, finaliza Jilson.


Tomado do Blog Opinião

Fotos: Arquivo da Câmara de Vereadores

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Karatecas e Apafec prestam conta dos resultados da Barraca do Xixo no Disco


Aconteceu no ultimo sábado (19/09) a festa do primeiro aniversário do Super Viza, a Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), participaram com a Barraca do Xixo no Disco, além disso, os karatecas fizeram duas apresentações dos fundamentos do karate-dô no período matutino e vespertino!


Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô investirá os valores arrecadados com a venda do Xixo no Disco, na contratação de ônibus para participar da Etapa Final do Campeonato Estadual, a ser realizada no dia 07 de novembro em Lontras.

A Apafec por sua vez, investirá sua parte na reforma e ampliação do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular (CECAP) que vem sendo instalado desde agosto de 2010. Confira abaixo quadro os resultados:


Fotos: Richard Bruno Zilli

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel é assunto no Ciclo de Palestras em Videira


Aconteceu na noite terça-feira (15/09), no Auditório da Unoesc de Videira, a primeira etapa do Ciclo de Palestras Estratégicas, coordenado pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicas e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira. Os temas abordados foram Educação e Agricultura.

298 pessoas dos sete municípios da 9ª SDR, representando diversas instituições da região participaram. 04 Integrantes das entidades que promovem a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel estiveram presentes e questionaram quais as providencias tomada pela secretaria estadual de educação até o momento, no sentido de iniciar as obras da construção do prédio próprio da escola estadual naquele bairro, tendo em vista que já se passaram 16 (dezesseis) meses, que o secretário estadual de educação Eduardo Deschamps, assumiu em audiência que a referida escola seria construída. 

Valdenir Kruger diretor do setor de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação, disse ao plenário lotado: “o secretário de educação esta debruçado sobre este projeto, à comunidade pode ficar tranquila que o prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel vai ser construído, porém como se trata de uma nova construção o processo é burocrático”. Já o secretário da 9ª SDR, Dorival Carlos Borga, disse para a comunidade regional que foi trabalhado e houve movimentação no projeto nos últimos 15 dias.  


Os 04 integrantes das organizações sociais que integram a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel, também entregaram oficio pedido agilidade no processo de construção da escola, o qual foi recebido e protocolado pelo Sr. Valdenir Kruger.

A campanha pela construção da escola foi lançada em abril de 2011, pela Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Coletivo de Educadores da Escola Agrícola 25 de Maio, Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Fraiburgo (SINTCOF) e Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo.

Fotos: Arquivo SDR e Mariza Fidelis Ribeiro Rodrigues




Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dom José - Imorrível

Hoje marca o dia do encantamento de Dom José Gomes, em 2002. Naquele triste dia escrevi esse texto, de saudade e de amor. Dom José é uma pessoa que está sempre no meu coração. A benção, meu lindo...

E eis então que ele se foi. Feito um passarinho.  Na simplicidade, como sempre viveu. Encantou agora. Fico pensando em quantas revoluções não vai provocar lá no céu. Dom José Gomes. José. Um ser único, que tudo o que queria era ver seu povo bem. Um homem sem igual, que entregou seu coração a essa missão nobre que foi a de levar a ideia de Jesus por onde quer que fosse.

Estava velhinho, 81 anos, e sofria de um mal em que a pessoa vai perdendo a memória. Parecia uma grande ironia isso. Como pode perder a memória aquele que é a memória viva da história do movimento popular em Santa Catarina?  Quando soube, me revoltei com Deus, com a vida, com tudo.  Mas, aí, certa noite, em conversa com as estrelas, tive a resposta. Ele esquecia para que nós lembrássemos.

O bispo de Chapecó, iluminador de almas, nunca foi de grandes pompas. Era homem de capelinhas improvisadas, de barracos de lona, de casas velhas de madeira, de tendas indígenas, de chão. Foi assim que incendiou o oeste de Santa Catarina. Esteve a frente de todas as lutas envolvendo sem-terra, atingidos das barragens, índios, mulheres camponesas, agricultores. Um profeta. Sabia que viria o dia da libertação, mas não ficou esperando por ele. Arregaçou as mangas e foi construí-lo.

Nunca vou esquecer de uma manhã, em Florianópolis, numa Romaria da Terra, em que constrangidos, alguns padres o convidavam para ir até a Cúria, compartilhar um almoço com a cúpula da Igreja. E ele, com aqueles olhos imensos, de pura doçura, disse não. “Fico aqui, com meu povo”. Depois, enquanto as autoridades iam para o banquete, ele parou em uma carrocinha de cachorro-quente, comprou um e o comeu, devagar. Em seguida , passou a circular por entre as gentes que almoçavam na grama, dividindo o que haviam trazido. Ele mordiscava um pão, tomava uma água, passava a mão na cabeça de um menino. Caminhante em meio aos seus. Um homem único.

Dom José nunca fez questão de homenagens, de bustos em praça. Só queria que as pessoas lutassem. Essa era sua missão. Queria que sua gente fizesse caminho na dignidade, na partilha, no amor. Foi o que plantou a vida toda. Agora foi embora, deixou a terra, encantou. Nunca mais veremos aquela figura, de óculos imensos e olhos de lâmpada, dizer suas palavras de amor. Agora ele só vai viver em nós, na nossa força, na nossa luta. Vai ser difícil.
 
Quando ouvi a notícia de que ele havia encantado, o chão se abriu. A primeira coisa que pensei é de que não era justo. Não era hora ainda. Esse homem lindo precisava ver o Brasil dar sua grande virada. Ele precisava ver. Ele é parte disso, construiu isso. Foi fermento, foi causa. Mas, enfim, resta seguir, amparada no seu exemplo de simplicidade e de amor. Não vamos desapontá-lo. Vamos lembrar sempre. Lá em cima, ele se debruçará, sorrindo, e ficará feliz que a gente siga fazendo essas “coisinhas”, que é como ele qualificava a sua luta. Indelével, sua marca fica no coração de cada um que partilhou da sua luz. Morto que nunca morre. Dom José. José. Presente!!!!!


Tomado do blog Palavras Insurgentes

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate