Página Correio Esportes

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Jovens da Região do Contestado prontos para o 1º Acampamento das Juventudes do Campo e Cidade

O acampamento está programado para acontecer nos dias 05, 06 e 07 de setembro, será realizado na linha São Valentim, município de Descanso\SC e é organizado pela Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) que celebra neste ano, 13 anos de atividades no extremo-oeste catarinense, junto com a Pastoral da Juventude Rural (PJR), que completa 10 anos de história, lutas e resistências.

20 jovens da Região do Contestado participarão do 1º Acampamento das Juventudes do Campo e Cidade, os jovens foram mobilizados pelas seguintes organizações sociais: Grupo de Jovens do bairro São Miguel, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e Escola Agrícola 25 de Maio.

Jovens da PJMP/PJR preparando o local do acampamento
Estão programadas a realização de assessorias e conversas, com a participação especial da jornalista Elaine Tavares, da educadora Ana Carolina Caridá. Também acontecerão oficinas culturais e temáticas, místicas, além de noites culturais com a participação do músico popular Pedro Munhoz e demais artistas do povo.

Mais informações sobre o 1º Acampamento das Juventudes do Campo e Cidade, podem ser obtidos com o setor de comunicação do acampamento pelo fone: (49) 9165 – 4037 ou pelo e-mail: claudiaweinmanpjmp@gmail.com

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Apafec lança nova logomarca

A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) atualizou sua logomarca, a instituição atua em Fraiburgo desde o ultimo trimestre de 2002. A primeira logomarca foi criada em fevereiro de 2004 logo após o registro cartorial da entidade foi elaborada e cedida pelo jornalista Wilson Cesar Malinoski de forma gratuita.  

Segundo o coordenador da Apafec, Emerson Souza, a marca ganhou uma nova versão, mais estilizada, mas mantém o símbolo próprio que é o rosto do educador Paulo Freire.

Souza ressalta que a nova marca da entidade foi elaborada pelo designer Rafael Carlos Rodrigues de forma voluntária e foi escolhida pelos integrantes da coordenação da associação entre três modelos apresentados.  

A nova logomarca será utilizada em papeis timbrados, banners, bandeiras e em todos os demais materiais impressos e digitais produzidos pela entidade. Confira abaixo como era e como ficou a logomarca da Apafec:


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Aline Rocha paratleta camponovense participará de competição no Japão

O calendário da paratleta Aline Rocha está lotado de compromissos. A camponovense irá disputar nos dias 12 e 13 de setembro a 2ª Etapa de Circuito de Atletismo em São Paulo-SP. No dia 20 de setembro a Meia Maratona de Praia Grande – SP. Já em novembro, no dia 08 Aline participará de maratona no Japão e no dia 31 de dezembro competirá na tradicional São Silvestre em São Paulo – SP.

Aline comenta sobre a dificuldade de ter que sair da sua cidade para evoluir no esporte, e do apoio que recebe de seus conterrâneos camponovenses. “Acho que uma das coisas mais difíceis para um atleta é ter que sair de sua cidade para buscar novas oportunidades para evoluir no esporte. Infelizmente aqui na região não tinha acesso a uma pista de atletismo de piso sintético para que eu pudesse evoluir nas provas de pista. Mas, independente de onde eu esteja morando ou treinando, as pessoas de Campos Novos, Joaçaba e região me acompanham pelas redes sociais, deixam recados de incentivo, e isso para mim é muito importante, para minha vida pessoal e para o meu desempenho” comentou.

Bingo para adquirir cadeira nova
Um bingo, organizado por amigos, será realizado em Campos Novos no próximo sábado (05) no Salão Paroquial, começará a partir das 20h30min, para arrecadar parte do valor para adquirir uma nova cadeira para Aline. Segundo a jovem, este equipamento só é fabricado no Japão. “Eu estou precisando de uma cadeira nova de corrida, e uma das melhores cadeiras do mundo é Japonesa, então quero aproveitar a minha ida para o Japão para trazer esse equipamento. As cadeiras custam de R$ 20 mil a R$ 30 mil, são materiais que não tem no Brasil” destacou a paratleta.

O calor da torcida dos camponovenses é um dos motivadores de Aline Rocha nas competições: “Mesmo não tendo nenhum apoio financeiro por parte do município ou das empresas da cidade, apenas o fato de saber que as pessoas estão me acompanhando, me ajudando, mesmo de longe, já me deixa muito feliz. Quando sofri meu acidente a população se mobilizou para me apoiar em tudo que eu precisei, pois foi um dos momentos mais difíceis que passei, e isso eu não posso esquecer nunca” enfatizou.

Hoje a atleta está há 1 ano e meio treinando em São Caetano do Sul – SP, sendo que em 3 meses de treinamentos na cidade ela já quebrou 3 recordes Brasileiro. Hoje o CT de São Caetano é considerado uns dos melhores do País em atletismo.

História da atleta
Após sofrer um acidente automobilístico aos 15 anos, Aline ficou paraplégica. Algum tempo depois, conheceu a Associação Regional dos Atletas com Deficiência – ARAD – de Joaçaba onde iniciou a prática de basquete e atletismo. A identificação de Aline com o atletismo foi tão forte que logo começou a participar de competições.

Aos 24 anos hoje, Aline Rocha é destaque no cenário nacional e até internacional. Entre as conquistas, está o 3º Lugar na 34ª Maratona realizada na cidade de Oita, no Japão, considerada a maior e mais importante da categoria em todo o mundo.

Sonho
Aline quer competir na Paraolimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Para atingir o objetivo, vem treinando forte há um ano e meio, desde que se mudou para São Caetano do Sul, em São Paulo, para frequentar o Centro de Treinamento.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Outra prova de 10km completada em São Bento do Sul

Aconteceu sábado (29/08) mais uma etapa do Circuito Unimed de Corrida. Apesar de estar a 15 dias sem treinar por problemas de saúde, completei a prova de 10 km em 1:01’44” (uma hora, um minuto e quarenta e quatro segundos), para mim um grande resultado.

De setembro de 2013 até agosto de 2015, foram 82 quilômetros percorridos durante as 09 provas realizadas. Acompanhe abaixo quadro com tempo e local de cada prova:
Data
Nome da Prova e local
Tamanho do percurso
Tempo realizado
Setembro de 2013
Corrida da Primavera – Fraiburgo.
3,5 km
32’22’’
Fevereiro de 2014
Corrida Rustica de Tangará.
4,5 km
27’40’’
Outubro de 2014
Circuito Unimed etapa de Fraiburgo.
5 km
31’38”
Dezembro de 2014
Circuito Unimed etapa de Rio do Sul.
10 km
1:04’20’’
Fevereiro de 2015
Corrida e Caminhada 5 km BRF – Videira
5 km
27’10”
Março de 2015
22ª Meia Maratona de Joinville
21 km
2:31’27”
Março de 2015
1ª Corrida Rustica de Brunópolis
3 km
Não foi informado pelos organizadores
Maio de 2015
Circuito Unimed de Corrida etapa de Joaçaba
10 km
58’27”
Julho de 2015
1ª Corrida da Integração de Concórdia
10 km
1:02’
Agosto de 2015
Circuito Unimed de Corrida etapa de São Bento do Sul
10 km
1:01’44”
Total de provas realizadas: 09
Total de quilômetros percorridos: 82 km.

As provas são utilizadas como momentos de relaxamento, viagem e lazer para mim, além de servirem como motivação, para seguir fazendo exercícios físicos regulares para cuidar da saúde, ou seja, a participação nas mesmas, não tem nenhum objetivo competitivo, a única ‘competição’ é comigo mesmo, busco em cada prova a superação de limites individuais, buscando diminuir o tempo a cada nova corrida.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 
Facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Equipe de animação do acampamento prepara intervenção

Equipe de animação do 1º Acampamento da Juventude se reúne 
para planejar intervenções.
A equipe de animação do Primeiro Acampamento das Juventudes do Campo e da Cidade, que acontece de 05 a 07 de setembro, em linha São Valentim, Descanso\SC, esteve reunida na tarde de domingo, dia 30, para planejar as intervenções que serão feitas durante o encontro.

Segundo uma das integrantes da equipe, Fabiula Fergutz, o grupo tem como tarefa fazer com que a juventude participe, interaja com as canções, danças e atividades culturais que serão realizadas no próximo final de semana. “A música, assim como a dança, faz a juventude interagir e sentir-se parte da atividade e das histórias que cada canção apresenta. Nosso objetivo é chamar a atenção dos participantes em cada intervenção que será feita”, explica.

Equipe de animação do 1º Acampamento da Juventude se reúne 
para planejar intervenções.
Ainda, conforme Pedro Pinheiro, que também faz parte da equipe, nesta semana o grupo deverá se reunir junto às pessoas responsáveis pela elaboração e execução das místicas para preparar as demais intervenções. “Esperamos receber as juventudes e todos\as convidados\as no próximo final de semana com muita alegria, música, para então celebrar os 13 anos de Pastoral da Juventude do Meio Popular e 10 anos de Pastoral da Juventude Rural no Extremo-oeste Catarinense”, enfatiza.

Texto: Claudia Weinman

Fotos: Wesley Padilha, Jô Pinheiro, Claudia Weinman


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Jovens organizam espaço onde acontece Primeiro Acampamento das Juventudes

Jovens iniciam limpeza dos espaços para oficinas
temáticas e alojamentos.
A organização do espaço na comunidade de linha São Valentim, município de Descanso\SC, onde será realizado o Primeiro Acampamento das Juventudes do Campo e da Cidade no próximo fim de semana, iniciou no sábado, dia 29. Segundo uma das integrantes do coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural, Daniele Casagrande, os jovens estiveram reunidos durante todo o sábado para fazer parte da limpeza do espaço onde acontecerão as oficinas temáticas e alojamento.

Daniele reforça que nesta semana, além das intervenções nas escolas, preparação de místicas e outras tarefas, o coletivo deve se reunir para finalizar a organização da infraestrura e ornamentação para então, receber os jovens para o acampamento. “Estamos vivenciando a véspera de uma das maiores atividades do coletivo. Por isso estamos organizados\as, preparando o espaço que receberá jovens de todo o estado de Santa Catarina”, enfatiza.

Organização do espaço para 1º Acampamento da Juventude iniciou sábado, 29.
O acampamento, segundo Daniele, inicia no sábado, dia 05, e segue até domingo, dia 07, com a participação do coletivo na marcha do Grito dos Excluídos\as em São Miguel do Oeste\SC.

 
Texto: Claudia Weinman

Fotos: Wesley Padilha, Jô Pinheiro, Claudia Weinman


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate