Página Correio Esportes

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

FME’s ilegais?


A Fundação Municipal de Esportes de Joaçaba está ilegal, segundo o ministério público de Santa Catarina, por isso, o promotor Jorge Eduardo Hoffmann, responsável pela 2ª promotoria de justiça de Joaçaba, e a prefeitura municipal, estiveram reunidos na manhã da quarta-feira (22/10), visando melhorar os serviços públicos oferecidos nas áreas de esporte e transparência nos gastos dessa referida entidade.

O objetivo do encontro foi definir prazos para adequação da gestão pública municipal ao disposto na legislação. Durante a reunião, o promotor Hoffmann, explicou que existem equívocos jurídicos na criação da entidade, que não existe tecnicamente no papel.

“Durante os procedimentos preparatórios, observei que a constituição legal da Fundação nunca existiu, apesar de ela estar realizando, na prática, serviços na área do desporto municipal. Assim sendo, a proposta é de extinção dessa entidade e criação de órgão oficial, que atenda o que lei prevê” revelou o promotor.

Fundações públicas


No Brasil, as fundações públicas são organizações dotadas de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, criadas para um fim específico de interesse público, como educação, cultura, pesquisa e esporte. As fundações públicas possuem autonomia administrativa, patrimônio próprio, e funcionamento custeado, principalmente, por recursos do poder público, ainda que sob a forma de prestação de serviços.

Segundo o Supremo Tribunal Federal, a distinção entre fundações públicas e privadas decorre da forma como foram criadas, da opção legal pelo regime jurídico a que se submetem, da titularidade de poderes e também da natureza dos serviços por elas prestados.

A lei 7.596/87 prevê que as fundações públicas devem ter personalidade jurídica própria (CNPJ próprio), com escritura pública de sua constituição devidamente registrada no cartório de registro civil de pessoas jurídicas, entre outras obrigações legais.

Em seu município...


Caros leitores e leitoras, profissionais de educação física, amantes do esporte vocês sabem como está constituída a Fundação Municipal de Esporte do município onde vives? Tem CNPJ próprio? Quem são os membros da diretoria? Como são feitas as prestações de contas?

Somente teremos esporte de qualidade se as FME’s tiveram organizadas juridicamente e com autonomia para promoverem a gestão das políticas publicas do esporte. Com a palavra os gestores públicos...



Siga pelo twitter: @Esportes_Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.