Página Correio Esportes

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Festivais esportivos


Quatro princípios devem orientar a organização e a realização de um festival esportivo: ensinar esporte a todos; ensinar bem o esporte a todos; ensinar mais do que o esporte a todos; ensinar a gostar do esporte.

Para colocar em pratica o primeiro princípio é necessário promover ‘disputas’ o mais equilibrada possível, por consequências mais desafiadoras, nas quais as equipes/grupos/duplas se encontrem em níveis próximos, tanto em relação às suas habilidades quanto à compreensão do jogo. 

Para exercitar o segundo princípio é preciso entender e ressaltar que a competição deve ser vista como um conteúdo, a ser aprendido por todos os envolvidos, sendo assim todos devem jogar um tempo significativo nas partidas, como também ter acesso ao conteúdo da competição, sua organização, preparação, discussão e avaliação. 


O terceiro princípio refere-se ao conhecimento do esporte, o que é fundamental para uma pratica saudável e que traga benefícios intelectuais a todos, nesse sentido a consciente participação dos pais é importantíssima.

Por fim, para gostar do esporte (quarto princípio) há necessidade de alterações nas estruturas físicas do jogo para que as intervenções pedagógicas possam ocorrer e os princípios se materializem em ações práticas que sejam prazerosas aos envolvidos no festival.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.