Página Correio Esportes

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

2º Festival de Bets da APAFEC acontece no domingo 16/11/14


A coordenação do Projeto Esporte Bemlegal – PEB, desenvolvido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) desde abril de 2003, realiza no domingo (16/11), o 2º Festival de Bets da entidade, que acontecerá no Santuário Nossa Senhora de Fátima, das 7h00min as 16h00min.

O 2º Festival de Bets da Apafec terá a participação de meninos e meninas dos projetos sociais da Apafec, integrantes do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô e crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Macieira-SC.

As disputas serão nos naipes masculino, feminino e também misto, as duplas serão definidas por sorteio e por idade, durante a assembleia para definição em coletivo das regras do festival, o objetivo de escolher as duplas e definir as regras em coletivo é promover uma maior integração entre as meninas e meninos participantes do 2º Festival de Bets da Apafec.

Todos que participarem receberão premiação e também haverá premiação, para os três primeiros colocados de cada categoria e naipe.

Curiosidades do Bets
O bets, também é conhecido como jogo de taco, ou bete-ombro é praticando geralmente na rua por crianças e adolescentes. Existem várias versões sobre a origem dessa brincadeira. Uma delas é que foi criada por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII, outra é que ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam taco nos porões do navio durante a viagem de travessia dos oceanos.

Em Minas Gerais o jogo de bets é conhecido como ‘bete-altas’, a expressão seria derivada de ‘bats out’, já em Belém do Pará o jogo é conhecido como castelo ou casinha.

Para praticar o bets, são necessários dois tacos de tamanho médio, dois alvos (podem ser garrafas plásticas, latas de refrigerante ou pedaços de madeira apoiados em forma de tripé; tradicionalmente eram três ramos sem folhas de cerca de 30 cm) e uma bola pequena de borracha, uma bola feita de meias, ou até mesmo uma bola de tênis.

Por se tratar de um jogo típico de cidades do interior do Brasil, praticado em campos abertos, descampados e até mesmo na rua, não há utilização de equipamento de segurança, mas podem ocorrer acidentes, principalmente com os tacos. O lançador fica atrás do rebatedor, por isso, deve ficar um pouco afastado, pois, pode ser atingido pelo manejo do taco.

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.