Página Correio Esportes

sábado, 19 de julho de 2014

Dia do futebol e a caixa de pandora

Escudo do primeiro clube de futebol do Brasil

Uma das origens do futebol se deu por volta dos anos 2.600 a.C, na China, onde era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de quatorze metros. Hoje dentre as modalidades futebolísticas temos o futebol de campo, o futsal e futebol de areia, cada um com suas regras específicas. Outra forma de jogar é o futebol de botão, feito num tabuleiro e jogado por duas pessoas, mas reproduzindo as mesmas regras.

O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.

As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete. Em 1885 o esporte passou a ser praticado de maneira profissional, o que segundo estudiosos estimulou o aumento de praticantes, sua evolução técnica e tática.

No dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol. A escolha da data se deu através da CBF, (Confederação Brasileira de Futebol), para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900. O Sport Club Rio Grande foi fundado pelo alemão Johannes Minnemann, após retornar de uma viagem pela Europa, onde conheceu o esporte por lá.


Como não havia outro time para disputar partidas, os 21 jogadores formavam equipes entre si para realizarem os jogos. Muitas vezes, o Sport Club Rio Grande disputava jogos contra equipes formadas por associados do clube. O segundo time de futebol brasileiro mais antigo é a Ponte Preta de Campinas. O time foi fundado em 11 de agosto de 1900.

Desde sua chegada ao Brasil, pela primeira vez, jogadores de norte a sul estão se unindo em prol futebol brasileiro, criaram o movimento Bom Senso F.C tendo em vista combater os abusos dos cartolas, que não estão nem aí com o bem estar dos jogadores e dos torcedores e transformaram o futebol em uma verdadeira caixa de pandora. Para saber mais sobre o Bom Senso F.C acesse: http://www.bomsensofc.org

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.