Página Correio Esportes

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O Vencer e a “Lei de Gerson”.

Ao saber que Márcio Araújo estava impedido no lance, o goleiro Felipe do Flamengo debochou do rival. – Estava impedido, né? Roubado é mais gostoso – disse o arqueiro ao Jornal O Globo. Ficamos perplexos ao ler essa declaração. Vencer a qualquer custo, vale a pena? Quais são os limites para vitórias no esporte e na vida? Vale tudo? Roubar, trapacear são inerentes ao futebol?

A hesitação a essa declaração se dá, porque Felipe, como outros jogadores profissionais são ídolos para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Com afirmações dessa natureza, o que ensinamos sobretudo as crianças e adolescentes? 

Que na cultura futebolística brasileira, infelizmente a "Lei de Gérson", vem tornando-se um princípio! Ou seja, obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais passou a “ser normal”.


A "Lei de Gérson" dissemina a corrupção e o desrespeito às regras de convívio social. A chamada “Lei de Gerson” surgiu em uma propaganda em 1976 dos cigarros Vila Rica. O ponto alto do comercial, era quando o jogador Gerson campeão na Copa de 1970 dizia: "Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!". 

Gerson o canhotinha de ouro, se arrependeu por ter associado sua imagem ao referido anúncio, pois seu nome acabou batizando a Lei mais salafrária do país e ficou no imaginário popular.  Será que o goleiro Felipe, terá a grandeza do ex-jogador Gerson e se arrependerá de tal declaração? Ou esse episódio entrará para os anais do futebol brasileiro como uma das afirmações mais equivocadas e medíocres? E a grande mídia o que diz a respeito? São adeptos a lei de Gerson? Por isso, não repercutiram tal afirmação?

Perguntas, perguntas elas movem a humanidade...

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.