Página Correio Esportes

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Biblioteca Comunitária Alisson Zonta recebe outra doação



Hoje 24/01, a Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta, recebeu a doação de mais quatro volumes, doados pelo professor Paulo Pinheiro Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. As obras doadas tem como tema o conflito social do Contestado, pois o professor Paulo Pinheiro Machado é um dos maiores especialistas nessa temática.

Os livros doados são: Lideranças do Contestado, 02 volumes do livro Nem fanáticos, nem jagunços: reflexões sobre o Contestado (1912 – 2012) e Simpósio Nacional do Centenário do Movimento do Contestado. Essa doação é especial, pois é a primeira realizada por pessoa ou entidade de fora de Fraiburgo, além disso, os livros foram doados por um dos maiores especialistas no Movimento do Contestado, e Fraiburgo foi e é um dos principais palcos desse conflito.

A Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta, é uma iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, a mesma será instalada no bairro São Miguel no dojo da Associação Vital, situado na rua Angelim Grigolo, cruzamento com a av. Pedro Gianello. Os interessados em conhecer, doar livros e outros materiais a serem utilizados na Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta, os contatos podem ser feitos pelos fones: (0**49) 9113 – 2959 com o educador Luiz Coelho e (0**49) 9931 – 6598 ou (0**49) 8418 – 3450 com o professor Jilson.


Conheça mais do doador dos livros
O professor Paulo Pinheiro Machado é Coordenador do curso de graduação em História da UFSC, Pinheiro Machado graduou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona. Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase no período do Império e primeiras décadas da República, atuando em pesquisas sobre a história do campesinato, colonização, fronteiras agrícolas e internacionais e Revolução Federalista.


Ele é um dos principais pesquisadores do conflito do Contestado, que começou há 100 anos, em 1912, e se prolongou até 1916. Publicou os livros “A política de colonização do Império” (1999) e “Lideranças do Contestado” (2004) e organizou, com a professora Márcia Espig, da Universidade Federal de Pelotas, a coletânea “A guerra santa revisitada: novos estudos sobre o movimento do Contestado” (2007), com textos de 12 pesquisadores que agregam novos olhares sobre o tema.


Mutirão de limpeza e histórico do Projeto Esporte Bemlegal

Meninas e meninos sob orientação da educadora Fabiane
organizando o espaço do Projeto Artesanato Cidadão 

Aconteceu na tarde de hoje (24/01), o mutirão de limpeza e organização da Sala de Inclusão Digital da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC e do espaço onde acontecem as oficinas do Projeto Artesanato Cidadão destinado a meninas e mulheres. Mais de 20 crianças e adolescentes, (devidamente autorizados pelos pais e responsáveis) do Projeto Esporte Bemlegal participaram dando sua importante contribuição. 

A limpeza e organização dos dois espaços têm como objetivo prepara-los para as atividades que acontecerão durante todo o ano de 2013, em especial para a visita do Instituto BRF, que acontece na próxima quinta-feira dia 31/01.

Meninas limpando a Sala de Inclusão Digital da APAFEC
A próxima atividade do Projeto Esporte Bemlegal acontece no próximo domingo dia 27/01, é uma programação especial. Começando as 8h00min, com o deslocamento dos integrantes do PEB e da APAFEC até a quadra de areia, localizada próxima ao Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos, para realização de atividades esportivas no local e depois um piquenique as margens do Lago das Araucárias.

Confira a programação:
8h00min – Saída do ônibus em frente à Sala de Inclusão Digital da APAFEC;
8h20min – Começo dos jogos de futebol e vôlei de areia;
9h45min – Descanso;
10h15min – Inicio do Piquenique;
11h00min – Retorno ao bairro São Miguel.  

Um pouco da história
O Projeto Esporte Bemlegal – PEB, teve inicio em abril de 2003, portando neste ano o PEB completa 11 anos em atividades ininterruptas. Foi essa ação social que deu origem a APAFEC. Com este projeto a APAFEC desenvolve o chamado esporte comunitário ou social, que é um canal de socialização, de resgate e promoção da cidadania de crianças, adolescentes. A prática regular desse tipo esporte apresenta benefícios claros, na formação integral e da personalidade dos seus praticantes. O Esporte comunitário/social tem como finalidade primeira, garantir acesso ao esporte como direito social e a pratica esportiva não é um fim em sim mesmo, apenas um instrumento para a educação integral das crianças e adolescentes.


Durante há ultima década, mais de 600 crianças e adolescentes de 04 a 16 anos, participaram das oficinas do Projeto Esporte Bemlegal que acontecem todo domingo das 9h00min às 11h45min, no auditório e ginásio da Escola Antonio Porto Burda – CAIC. Em 2012, 75 crianças e adolescentes fizeram parte PEB.

Este ano, serão oferecidas as seguintes oficinas: Futsal, Xadrez, Dança, Artesanato e Cidadania. Os seguintes educadores ajudam a construir e a coordenar o PEB: Bruna Rodrigues, Carolina dos Santos, Fabiane Aparecida Guedes, Gilberto Medeiros, Jilson Carlos Souza, João Ademir Cancilier, Márcio Fernandes da Silva e Paulo Eduardo Gonçalves da Silva.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Classificação Esportiva


Sempre que falamos, escrevemos ou trabalhamos com algo precisamos conhecer/saber os conceitos principais sobre o assunto. No caso do esporte não é diferente, por isso, resolvi escrever sobre uma das formas de classificar o esporte. Segundo especialistas o esporte amador, divide-se em esporte comunitário/social, esporte escolar, esporte para a saúde e esporte de rendimento. De forma concisa, conceituarei cada um deles:

Esporte comunitário/social: É o canal de socialização, de resgate e promoção da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos, podem ser financiados e executados por instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas. A prática regular desse tipo esporte apresenta benefícios claros, na formação integral e da personalidade dos seus praticantes. Podem ser utilizadas todas as modalidades esportivas como meio para a execução dessa classificação do esporte, desde o atletismo, passando por modalidades coletivas até outras individuais. O Esporte comunitário/social tem como finalidade primeira, garantir acesso ao esporte como direito social. Outra possibilidade é formar atletas, para as equipes de rendimento amadoras dos municípios e quem sabe até para equipes profissionais.   

Esporte Escolar: Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura do movimento corporal e de expressão do indivíduo, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Este esporte deve proporcionar aos estudantes a vivência e fundamentos nas diferentes modalidades, formando assim estudantes/atletas para as equipes que representarão a escola em competições municipais, e em outros níveis, além de  retroalimentar as equipes de rendimento do município.

Esporte para a saúde e lazer: Baseia-se nos princípios do prazer lúdico, servem para o desenvolvimento pessoal e para a qualidade de vida, pode ser praticados por crianças, adolescentes, jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres. Essas manifestações esportivas ocorrem em espaços como praças, ginásios, pista de caminhada/corrida entre outros equipamentos esportivos públicos e de qualidade.

Esporte de Rendimento: Traz consigo os propósitos de êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais. É praticado pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático.


Conclusão
Para ter “talentos esportivos” para as equipes de rendimentos de um município se faz necessário, bons investimentos nas três primeiras classificações citadas, além disso, políticas públicas claras e objetivas que promovam o diálogo e a relação direta entre as 04 classificações esportivas citadas e as entidades e empresas que fazem esporte amador.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Felipão convoca seleção pela 1ª vez depois de seu retorno


Essa foi à primeira convocação do técnico Luiz Felipe Scolari, depois de seu retorno ao comando da seleção brasileira. O retorno do Julio César foi o mais surpreendente. O jogador defende o QPR, lanterna do Campeonato Inglês. Já Ronaldinho Gaúcho havia ficado de fora das últimas listas de Mano Menezes, contrariando a vontade do presidente da CBF, José Maria Marin.

Outras novidades foram o meio-campista Hernanes, da Lazio (ex-São Paulo), o lateral Filipe Luís, o zagueiro Miranda, do Atlético de Madri e o zagueiro Dante, do Bayern de Munique. Os três últimos nunca foram chamados antes para defender a seleção. A convocação é para o amistoso contra a Inglaterra, dia 6 de fevereiro, em Wembley, em Londres. Confira abaixo a lista completa de convocados:

Goleiros
Julio César (QPR-Inglaterra)
Diego Alves (Valencia-Espanha)

Laterais
Adriano (Barcelona)
Daniel Alves (Barcelona)
Filipe Luís (Atlético de Madri)

Zagueiros
Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Leandro Castán (Roma)
Miranda (Atlético de Madri)

meio-campistas
Arouca (Santos)
Hernanes (Lazio)
Paulinho (Corinthians)
Ramires (Chelsea)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)

Atacantes
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)
Lucas (Paris Saint-Germain)
Luis Fabiano (São Paulo)
Neymar (Santos)
Oscar (Chelsea)

Reinicio do Projeto Esporte Bemlegal


Domingo 20/01, marcou o reinicio das atividades do Projeto Esporte Bemlegal – PEB, o encontro aconteceu no auditório da Escola Antonio Porto Burda – CAIC, com 35 meninos e meninas e três educadores. Os próximos encontros do PEB serão utilizados como preparatórios para a visita do pessoal do Instituto BRF, que acontecerá no dia 31/01, para conhecer as atividades desenvolvidas pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC.  

A visita é a segunda etapa do Programa Inspira, que a APAFEC participa devido a inscrição em edital, desde o ultimo trimestre do ano anterior e prevê a capacitação de integrantes da APAFEC e a liberação de recursos financeiros a serem investidos na gestão e organização da entidade.



Foi acordado também, que na próxima quinta-feira 24/01, às 14h00min, os integrantes do PEB farão um mutirão de limpeza e melhoramento da Sala de Inclusão Digital da APAFEC e do espaço onde são realizadas as oficinas do Projeto Artesanato Cidadão.

Já no próximo domingo 27/01, acontece mais uma atividade no Projeto Esporte Bemlegal, essa com programação especial. Começando as 8h00min, com o deslocamento dos integrantes do PEB e da APAFEC até a quadra de areia, localizada próxima ao Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos, para realização de atividades esportivas no local e depois um piquenique no Lago das Araucárias.

Confira abaixo programação:
8h00min – Saída do ônibus em frente à Sala de Inclusão Digital da APAFEC;
8h20min – Começo dos jogos de futebol e vôlei de areia;
9h45min – Descanso;
10h15min – Inicio do Piquenique;
11h00min – Retorno ao bairro São Miguel.  

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Escolha da logomarca da Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta


A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, organizadoras da Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta, lançam concurso para a escolha da logomarca para a Biblioteca. Todas as pessoas interessadas poderão participar e dar seu voto, basta acessar a rede social facebook, pelo link a seguir:

A votação ocorre até dia 09/02/2013 às 22h00min, e deve ser realizada no espaço comentário de postagem no facebook, depois de analisar os três modelos os internautas devem escolher apenas um dos modelos, com a seguinte descrição, “eu voto no modelo 01”, ou “eu voto no modelo 02” ou ainda “eu voto no modelo 03”. Para os internautas que escolherem mais de uma opção, será considerada apenas a primeira.

Os integrantes dos projetos sociais desenvolvidos pela APAFEC e pela Associação Vital, também poderão ajudar escolher a logomarca da Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta durante as atividades dos projetos que integram até dia 09/02.

A Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta será instalada até o final de março de 2013, no bairro São Miguel, na rua: Angelim Grigolo em anexo ao Dojo da Associação Vital, conta com o patrocínio do Instituto HSBC Solidariedade – IHS e tem o apoio da Atiaia Materiais de Construção, Moveis Anderson e Hollobyte Informática.

As logomarcas foram produzidas pelo estudante de artes visuais e designer Rafael Carlos Rodrigues, os interessados em conhecer mais o trabalho do autor das logomarcas e ou fazer orçamentos para a elaboração de logomarcas e outros trabalhos na área visual, podem entrar em contato pelo e-mail: raytern@hotmail.com

Veja abaixo os três modelos de logomarca para a Biblioteca Comunitária Professor Alisson Zonta:

Modelo 01

Modelo 02

Modelo 03

Corredor se nega a vencer prova após líder parar antes da chegada.


O atleta queniano, Abel Mutai, medalha de ouro nos 3000m com obstáculos em Londres, estava prestes a ganhar a corrida quando, ao entrar em uma pista onde acreditava que o final tinha chegado, relaxou o ritmo e começou a cumprimentar o público, acreditando que tinha vencido a prova. O segundo colocado, logo atrás, Ivan Fernandez Anaya, vendo que ele estava errado e parava a 10 metros antes da bandeira da chegada, não quis aproveitar a oportunidade para acelerar e vencer. Ele permaneceu às suas costas, e gesticulando para que o queniano compreendesse a situação e quase empurrando-o levou-o até o fim, deixando-o vencer a prova como iria acontecer se ele não tivesse se enganado sobre o percurso.

Ivan (em segundo lugar) indica a Abel Mutai (em primeiro)
o local da chagada
Ivan Fernandez Anaya, um jovem corretor de 24 anos que é considerado um atleta de muito futuro (campeão da Espanha nos 5.000 metros, na categoria há dois anos) ao terminar a prova, disse: "Ainda que tivesse me dito que ganharia uma vaga na Seleção espanhola para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado . Acho que é melhor o que eu fiz do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, como estão as coisas em toda sociedade, no futebol, no sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem."

Mais informações sobre a prova, no link abaixo:

Rápidas do esporte fraiburguense...


Começou a OLIZA 2013, com mais de 160 equipes inscritas na modalidade de futsal nos naipes masculino e feminino, da categoria mamadeira ao veterano.

Acontece de 08 a 11 de fevereiro o Gashuku (treino intensivo) de Carnaval com o Shihan Paulo Miguel Mota Junior e a sensei Simone Hatsumi Yonamine Mota.


No Domingo 20/01, aconteceu a ultima rodada da primeira fase da Copa Sitrufrai, com 10 jogos, todos decidindo vaga.

Também no domingo, começou as atividades do Projeto Esporte Bemlegal, mais de 35 crianças e adolescentes estiveram presentes.

Siga no twitter: @esportesemdebates